segunda-feira, 27 de abril de 2020

SIM!! O NEYMAR É MELHOR DO QUE RONALDINHO, RIVALDO E ROMÁRIO


Fala, galera!

Tudo na paz?

Hoje vamos falar sobre o "adulto" Ney. Neymar é sim o 2º melhor jogador brasileiro pós-Pelé. Nesse texto vamos comparar os atributos técnicos de Neymar com outros craques brasileiros da história do futebol. Vamos ler?
Antes de tudo, quero deixar claro que o texto se refere aos atributos dos jogadores e não sobre títulos e prêmios individuais que cada um ganhou, apesar que esse quesito será abordado bem de leve. Ou seja, o texto fala se Neymar é melhor do que os outros, e não maior do que os outros.

No ano passado a revista Placar causou polêmica ao apresentar uma capa especial de 10 anos da carreira do Neymar. Na capa o seguinte texto: "Uma década em que assistirmos ao maior jogador brasileiro pós-Pelé desfilar seu futebol talentoso, alegre, campeão....e polêmico, claro!". Mas será que a revista exagerou?

Nem tanto....



Vamos listar aqui rapidamente grandes craques brasileiros pós-Pelé: Ronaldo, Rivaldo, Romário, Ronaldinho, Kaká, Zico, Bebeto.

Neymar é melhor que Bebeto. O atacante do tetra foi um baita de um jogador, mas Neymar o supera em vários quesitos seja como passador, driblador, velocista, cobrador de bolas paradas e finalizador. Inclusive, Neymar é mais versátil do que foi Bebeto.

Neymar é melhor que Zico, sim. Zico foi um craque na sua geração, ídolo do Flamengo, batia faltas como ninguém, tinha uma visão de jogo maravilhosa, mas não foi melhor do que Neymar. 

Zico não foi melhor finalizador do que Neymar, não foi mais driblador, e não foi mais decisivo do que o jogador do PSG. Zico vence ele como cobrador de faltas

Neymar é melhor que Rivaldo, mesmo o craque de 2002 sendo maior do que o Ney. 

Rivaldo foi um excelente meia de chegada em sua carreira, mas não é mais completo que Neymar. Se Rivaldo começasse a sua carreira já no século XXI, dificilmente ele ganharia o prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA e também teria menos chances do que Ney.

Neymar é melhor que Kaká. O último vencedor brasileiro do prêmio de melhor jogador do mundo da FIFA é por muitas vezes subestimado pela mídia brasileira, mas jogou muito.

Entretanto Kaká não foi melhor do que Neymar. O jogador revelado pelo São Paulo possuiu duas características muito forte no seu jogo, as excelentes arrancadas e a precisão nos seus chutes colocados de fora da área. Mas Neymar ainda é mais completo, batendo faltas, sendo melhor no 1x1, sendo melhor passador e melhor finalizador.

Agora as comparações ficarão mais "polêmicas"....

Neymar é melhor que Romário. Mas antes que me xinguem, deixem eu argumentar. De cara, Romário foi muito mais finalizador do que Neymar, sem discussões. Romário foi um dos dois maiores centroavantes da história do futebol mundial (o outro é Ronaldo. Quem foi melhor? Isso é pra outro texto). Contudo, Neymar é melhor (pouca coisa melhor) no 1x1 do que Romário, é melhor como passador, é melhor batedor de pênaltis e de faltas, é mais velocista do que o baixinho do tetra em 1994.

Mas em questão de peso histórico, de carreira, Romário é maior. Mas como eu disse, isso não é a questão do texto.

Neymar é melhor que Ronaldinho. Não xinguem minha família, esperem!! Ronaldinho certamente foi o jogador mais mágico da história do futebol mundial. O período de 2002 até 2006 foi espetacular. Certamente que o Gaúcho poderia ter sido muito mais genial se tivesse mantido sua carreira de forma profissional nos anos seguintes. 

Mas, mesmo sendo mais habilidoso e artístico que Neymar, Neymar ainda é mais completo e melhor (também, pouca coisa melhor) que Ronaldinho. Ney consegue ter uma visão de jogo mais apurada, é melhor finalizador e consegue jogar em todas as posições do ataque e ainda pode ser um excelente meia armador. A carreira de Neymar é muito mais constante do que foi a carreira de Ronaldinho.

Porém..... Neymar não tira o título de melhor jogador brasileiro pós-Pelé do que Ronaldo. O fenômeno foi o melhor jogador brasileiro. Mesmo tendo problemas sérios de joelho e de obesidade, Ronaldo foi um jogador genial.

Seu 1x1 era muito dinâmico, sua arrancada era imparável, o repertório de dribles era bastante variado e como finalizador era mortal. Se não fosse as lesões entre 1999-2001, Ronaldo certamente seria o melhor jogador do mundo nesse período.

Sua recuperação para a Copa do Mundo de 2002 foi algo surreal. Uma pena que sua carreira começou a decair depois de 2003, quando começou a ter problemas com a balança, algo que o acompanhou até o encerramento de sua carreira.

Voltando a falar de Neymar, não podemos subestimá-lo dizendo que é um jogador bom, ou apenas midiático. Claro que os períodos que o jogador foi displicente, indisciplinado e mimado fizeram que ele não seja tão carismático quanto Ronaldo, Romário e Ronaldinho para a torcida brasileira (inclusive eu, que não sou fã de Neymar fora de campo).

Obviamente que Neymar não é maior que Ronaldinho, Romário, Rivaldo e até Kaká, que venceu o prêmio de melhor do mundo e ganhou a Champions como melhor jogador do Milan em 2007. Falta pro Neymar ganhar uma Champions, ou uma Copa do mundo que eu acho mais difícil, como principal jogador da equipe.




Gostaram do post? Deixem seus comentários abaixo.

Sigam-me no Twitter: WEPES Latam

Fiquem com Deus. Abraços do Nino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios