terça-feira, 23 de julho de 2019

#1 - DESCONTRUINDO VERDADES: "TIME GRANDE QUE CAI, VOLTA MELHOR"


Fala pessoal, tudo na paz? Hoje vou inaugurar no blog um "quadro". Vamos deixar de lado o mundos dos games de futebol e falar sobre FUTEBOL mesmo (hehe). E vou falar aqui sobre time grande que cai para a segunda divisão do nosso futebol nacional.

A equipe do São Paulo vem sofrendo com más administrações há alguns anos. Desde 2008, a equipe não vence um torneio nacional, e desde 2012 a equipe não vence nenhum torneio (música triste no fundo). O Tricolor teve nos últimos dez anos, 17 (d-e-z-e-s-s-e-t-e) técnicos. É inadmissível para um time gigante como o São Paulo, ter uma quantidade enorme de técnicos em um curto espaço de tempo.. Sendo são-paulino, acompanho vários tweets e grupos em redes sociais de são-paulinos, e muitos "afirmam" que o clube caindo, pode voltar melhor, com uma boa diretoria e um time competitivo novamente, igual aconteceu com outros clubes brasileiros.

Mas será mesmo que os grandes clubes que caíram para a segunda divisão, voltaram melhores?

Após as viradas de mesa que houveram no futebol brasileiro no fim da década de 90, os primeiros grandes clubes brasileiros que caíram para a Série B e disputaram ela, foram Palmeiras e Botafogo em 2002. Após isso, virou "rotina" clubes grandes caírem para a Série B. 

O Palmeiras caiu em 2002 após o fim da "Era Parmalat", e mesmo voltando para a Série A, a equipe não desandou. Fracassos na Libertadores, eliminações vexatórias em Copas do Brasil, e diversas administrações questionáveis, fizeram o clube voltar para a Série B novamente em 2012. O clube voltou a ser um clube competitivo em 2015, após a passagem de Paulo Nobre na presidência e a parceria com a Crefisa.

Em 2004, o Grêmio caiu pela segunda vez para a Série B, e suou para voltar à elite nacional, com a gloriosa "Batalha dos Aflitos". Em 2007 a equipe foi vice-campeã da Libertadores. Mas apenas em 2016 a equipe voltou a ganhar um torneio nacional com a Copa do Brasil.

O Atlético-MG caiu em 2005, passou um ano na Série B e voltou em seguida. Mesmo assim, a ida para a segunda divisão não foi suficiente para que o clube retomasse as suas glórias. Apenas em 2012 que o clube retomou os trilhos do sucesso, sendo vice-campeão brasileiro em 2012 e campeão pela primeira vez da Libertadores em 2013.

O Vasco vem sofrendo com a Série B desde 2008 quando foi rebaixado pela primeira vez. E desde então, não conseguiu retomar seus períodos de glórias. Administrações desastrosas e campanhas ruins fazem o torcedor vascaíno sofrer nos últimos anos. Até mesmo o maior ídolo do clube, Roberto Dinamite, não conseguiu colocar o clube nos trilhos. O único título relevante da equipe foi apenas a Copa do Brasil em 2011.

Apenas os corintianos podem dizer que a queda foi "boa" para o clube. Pois após a passagem da MSI pelo clube, o Corinthians ficou envididado, com uma vexatória eliminação para o River Plate em 2006 e a inevitável queda para a Série B em 2007.

Após o retorno para a elite, o clube simplesmente trouxe o fenômeno Ronaldo, que foi um divisor de águas na história da equipe da zona leste. O Corinthians depois de 2008, foi o maior vencedor no futebol brasileiro ganhando três vezes o Brasileirão, uma vez a Copa do Brasil, ganhou a inédita e desejada Libertadores em 2012 e seu primeiro mundial [/clubismo] no mesmo ano.

Após analisar o período pós-queda, apenas o Corinthians conseguiu tirar boas lições logo em seguida, das "terríveis" aventuras na segunda divisão. Outros clubes demoraram para obterem o mesmo sucesso.

Será que vale mesmo a pena cair para a segunda pra ter um time melhor em seguida? Acho que não.

Gostaram do post? Deixem seus comentários abaixo. 

Sigam-me no Twitter: WEPES Latam


Fiquem com Deus, abraços do Nino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios