segunda-feira, 23 de outubro de 2017

SUCESSO DA FRANQUIA FIFA PODE SER RUIM PARA O CONSUMIDOR


Fala pessoal? Tudo na paz? Vamos falar sobre a forte influência de FIFA18 no futebol. E se isso pode ser bom ou ruim para a franquia, vamos lá?

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FIFA 18 já é um sucesso de vendas pelo mundo. No Reino, mais uma semana que a nova versão lidera as vendas por lá: https://www.gamespot.com/articles/top-10-uk-sales-chart-forza-7-beaten-by-fifa-18-in/1100-6453889/

Na Itália, FIFA continua na liderança dos mais vendidos, e outras versões do game aparecem na lista:
https://www.fifaultimateteam.it/fifa-18-mantiene-il-primato-del-gioco-piu-venduto-su-console/

Os vídeos de FIFA no Youtube são um sucesso, o canal conta com 3 milhões de inscritos. Os últimos cinco vídeos (acumulados) juntaram mais de 11 milhões de visualizações. 

Ao analisar os canais de games e de futebol mais famosos no Youtube brasileiro, todos jogam ou já jogaram FIFA 18 (exceto os Desimpedidos, que anteriormente jogavam FIFA e agora jogam o PES por acerto de marketing):




E será que isso é bom para a franquia FIFA? 

Vocês podem estar se pergutando e dizendo: "claro que é bom para a franquia, o mundo todo falando do game, sucesso absoluto...". Contudo, quero chegar em um questionamento mais amplo. A única mudança brusca no FIFA nos últimos anos, foi a inclusão do The Journey, por que o restante do jogo não foi melhorado. 

Temos um online muito bom, mas com um handicap muito evidente, com jogadores apelões. Modos de jogos offline bons (e com custcenes nessa nova versão), contudo a gameplay se torna cansativa, e os bugs são muito constantes.

O gameplay sempre fica em debate, pois muitos querem um jogo cadenciado, e no primeiro patch no game, a correria horrível que a molecada gosta, volta. Para quem gosta de estudar e observar esquemas táticos, esqueçam FIFA 18. As movimentações dos jogadores estão piores que as de PES (https://www.youtube.com/watch?v=7UmOE40rC5M), a EA não faz questão de vender um jogo nota 10.

Com a bagunça que é Pro Evolution Soccer, a EA não tem um concorrente a altura, e com isso a tendência é relaxar e não inovar nas próximas edições, e quem perde isso é o consumidor.

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Fiquem com Deus, abraços Nino! 

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