quinta-feira, 19 de outubro de 2017

PLANEJAMENTO E MARKETING DA KONAMI É FALHO - PARTE 2


Fala pessoal? Tudo na paz? Vamos agora para a PARTE 2 da nossa análise e crítica sobre o Planejamento e Marketing falho da Konami.
Na última análise, eu entrei no contexto do planejamento e licenças, apontando as falhas e o que precisa ser melhorado nesses quesitos.

Agora vamos para a parte mais falha da Konami (que, por sinal, no ano passado era bem pior)...o MARKETING.

Antes de "descer a lenha" na Konami nesse quesito, vamos elogiar e comentar sobre as coisas positivas do marketing japonês. Nas eliminatórias  sul-americanas para a Copa do Mundo na Rússia, a Konami colocou placas de publicidades de PES 2018 nos jogos, isso volta a fortalecer a relação dela com a CONMEBOL, trazendo uma esperança para a volta da Libertadores em PES 2019.

Na Europa não foi diferente, nos jogos das eliminatórias europeias, apareceram propagandas de PES 2018 nos estádios.

Mas agora vamos falar sobre os erros:

A Konami possui a licença da competição continental de clubes mais visada e aclamada (Libertadores é melhor...há) do mundo: a UEFA CHAMPIONS LEAGUE. E, convenhamos, como a Konami usa MAL a licença dessa competição hein? Pelamor.... No site oficial da UCL, não há nenhuma menção de PES 2018 ou outro algo da Konami: http://www.uefa.com/uefachampionsleague/#/

Nos jogos da UCL, não há nenhuma publicidade nos estádios de PES. Assim fica difícil divulgar o jogo.

Konami tem a licença da Ligue 1/2 e da Eredivisie, porém nos Twitter's oficiais das competições, apenas menções de FIFA (que também cuida do e-Sports), nenhuma menção de PES.

No Twitter e site da AFC Champions League, também não há nenhuma menção de Winning Eleven 2018 (Ásia). Como que os torcedores dos clubes dessas competições vão descobrir que PES possui a licença, se não há nenhuma menção ao jogo????

A Bundesliga faz ações promocionais com os jogadores e com FIFA, fortalecendo a relação entre ambos:



Isso não vemos com times e jogadores parceiros de PES, infelizmente.

Essa semana tivemos o Derby Della Madonnina (Milan x Inter). Equipes parceiras de Pro Evolution Soccer, jogo no San Siro (estádio presente no game), maas....a sacada da Konami foi apenas colocar no Twitter uma animação de entrada de um jogo entre os clubes no PES 2018. E como azar, na hora dos gols na partida, nem para aparecer as propagandas nas placas de publicidade kkkk, em nenhum gol apareceu.

Gravar um vídeo do (exemplos de jogadores) Icardi contra o Donnarumma jogando PES 2018, seria massa para a divulgação do game e do próprio clássico, mais ou menos o que FIFA faz com seus clubes parceiros:

Aqui na América do Sul, a coisa é pior, não temos capas para times parceiros, isso aconteceu apenas uma vez com o Flamengo em PES 2016 (onde era apenas a substituição de Neymar pelo Guerrero):

A Konami tem parceiros oficiais no Brasil, Argentina e Peru. Contudo, nenhum clube tem capa personalizada. 

A Konami é parceira da CBF, contudo nenhuma propaganda de PES 2018 aparece nas placas de publicidade ou nos telões dos estádios.

A Konami precisa tomar sérias providencias em relação ao Planejamento e Marketing, concordam?

Gostaram do post? Deixem seus comentários abaixo. 

Twitter Brasileirados



Fiquem com Deus, abraços Nino! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios