segunda-feira, 24 de junho de 2019

KONAMI PRECISA ALCANÇAR UM TIPO DE PESSOA, A "PESSOA NORMAL"


Fala galera, tudo na paz? Hoje o texto será sobre uma coisa diferente. Não vamos falar sobre rumores, novidades, etc sobre PES 2020, e sim, sobre o que a Konami tem que fazer para conquistar o público novamente. Vamos ver?

A franquia FIFA lidera as vendas no Brasil. O jogo da EA Sports reina em absoluto há anos por aqui. Cerca de 95% de colegas e amigos que gostam de games de futebol, jogam FIFA (eu não estou exagerando). Comprar e jogar FIFA já está no automático. Em qualquer propaganda, anúncio, vídeo de famoso no Instagram, você vê o FIFA rodando lá.

E boa parte dos gamers de FIFA, são pessoas que não procuram saber sobre novidades das franquias FIFA e PES. Eles não seguem blogs específicos de FIFA e PES como o We-Brothers, ou o Arte Virtual. Eles não seguem perfis de influentes desses jogos no Twitter, não são inscritos em canais específicos de PES e FIFA no Youtube. Traduzindo, são "pessoas normais".

As "pessoas normais" acessam, no máximo, sites e blogs que falam sobre games em geral, tais como Meu PS4 ou o The Enemy. Eles se informam através de algum post compartilhado no Facebook. Eles não se importam em saber das novidades de cada franquia. E essas "pessoas normais" compram FIFA, pois é o mais conhecido.

Se você não conseguiu imaginar quem seria essa "pessoa normal", segue alguns vídeos abaixo do Jean:

Dos meus colegas e amigos que jogam FIFA, não jogam PES por acharem "zoado". Contudo, eles simplesmente não jogam o PES já faz algumas versões. Muitos deles pararam no PES 2013, 2014. E por causa da má fama que a franquia PES tem por aí, eles não compram PES, alguns deles não baixam a demo do jogo. 

Quase todos os meus amigos que jogam FIFA, sejam "fifeiros" de verdade ou "pessoas normais" até hoje não sabem que existe o Brasileirão licenciado em PES. Eles não sabem que a franquia conta com diversos estádios licenciados no game. Muitos não sabem que dá pra baixar patch para corrigir os times genéricos do game.

Uma "pessoa normal" chega na loja e compra o FIFA sem pensar. Ele vai comprar pelo costume. E é nesse tipo de pessoa que a Konami precisa alcançar. Essa pessoa precisa jogar o PES, precisa pelo menos testar a demo do jogo. Ela precisa saber das novidades do jogo, precisa saber que seu time do coração está licenciado no game. A Konami precisa resgatar essas pessoas, que há uns 6, 7 anos atrás, jogavam PES normalmente.

Como fazer isso?
Vimos que a Konami vai dar uma bela repaginada na Master League para PES 2020. Entretanto, isso não é suficiente, pois eu vejo que o principal problema da empresa é seu Marketing!

Vimos uma grande aproximação dos clubes parceiros junto com a Konami em PES 2019. E isso precisa continuar em PES 2020. A Konami precisa fazer mais ações de marketing com seus clubes parceiros, e principalmente com a CBF em relação ao Brasileirão. Posso estar enganado, mas não vi nenhuma ação do twitter do Brasileirão fazendo referencias a PES 2019. Espero que isso mude na próxima versão do game.

Além das ações em redes sociais, a Konami precisa fazer propagandas para seu jogo na TV. A TV ainda é o maior objeto de alcance de algum produto. Propagandas no Sportv, ESPN, Fox Sports, e até em canais abertos, vai fazer o jogo ter um alcance maior ainda. E claro, essas propagandas precisam mostrar os destaques do game, que vai ser a nova ML e o Brasileirão licenciado.

A Konami precisa "orientar" os sites de games a explorar as novidades do game. A Konami precisa "avisar" de alguma forma que a ML estará repaginada em PES 2020.

Outra solução que a empresa precisa fazer urgente, é melhorar seu Online. Os derrubadores deitam e rolam jogando online, e vimos poucas punições pra isso. Fora o fato de que o myClub fica enjoativo no decorrer do tempo.

Focar no marketing e no online vai fazer a Konami alcançar o "jogador comum".

9 comentários:

  1. Ótimo artigo. Só faltou dizer o que a Konami deve fazer para atingir essa "pessoa normal"

    ResponderExcluir
  2. Só jogo pes por causa do brasileirão, fora isso nem início o jogo no meu vídeo game

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que vc vai continuar jogando o 2020, haha. Valeu pelo comentário.

      Excluir
  3. Bom, pelo menos vc sabe que tem Brasileirao no jogo. Tem gente que até hoje não sabe disso. Valeu pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. Joguei o Fifa durante muitos anos, para ser mais exato comprei FIFA fo 14 até o 18, esse ano resolvi comprar o PES depois de baixar a demo. A questão é mais problemática, o que mais vendo no FIFA é o UT, e foi esse o motivo de eu sair do Fifa, conexão horríveis, LAG absurdo, quedas em WL, praticamente era pra mim impossível jogar o FIFA 18 no UT. No PES pelo menos pra mim o jogo online funciona melhor, vejo algumas pessoas exigindo servidores, o que faz sentido só se tivermos servidor na américa do Sul, senão esquece isso, fica com P2P que é melhor mesmo como está.

    Para atrair a pessoa normal, na minha opinião, o PES deveria melhorar o modo competitivo dela (porque as pessoas normais tb querem competir, ter a sensação de ganhar recompensas, etc), Punir de uma forma mais eficaz os derrubadores e os trapaceiros, dar um jeito de contornar o problema com os gaioleiros e principalmente tirar o Handcap. Além é claro de pensar em um modo eficaz de melhorar as conexões, como um servidor no nosso continente.

    O PES só consegue voltar a bater de frente com o FIFA se explorar as brechas que o FIFA deixa, e olha que esse é o ano, pois muitos pró players e influenciadores de FIFA, como no caso o Wendell Lira e o Muh Pró estão dando mais visibilidade ao game.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter grandes influenciadores pra PES seria muito bom. Obrigado pelo comentário

      Excluir

Anúncios