terça-feira, 19 de dezembro de 2017

QUANDO OS EUROPEUS COMEMORARAM DE VERDADE O MUNDIAL DE CLUBES

Fala pessoal? Tudo na paz? Hoje vamos falar de futebol, e especificamente, sobre as conquistas europeias do Mundial de Clubes. Sempre na época do torneio, a pergunta que vem à tona é: Será que os europeus levam a sério e comemoram de verdade o torneio? Não! Mas vamos falar das edições em que eles comemoraram pra valer o torneio, vamos lá?

Tivemos nesse final de semana mais uma edição do Mundial de Clubes, sendo a 14ª como Mundial da FIFA e a 57ª edição somado com a Copa Intercontinental (onde a FIFA reconheceu em julho de 2017, os campeões do torneio como campeões mundiais).

Os europeus somam ao total 31 conquistas, a última agora com o Real Madrid ganhando do Grêmio nos Emirados Árabes Unidos. Desde 2013, nenhuma outra equipe do resto do mundo ganhou o Mundial, apenas os clubes do Velho Continente. 

É fato que o poder aquisitivo e técnico dos europeus está muuuito a frente do resto do mundo, mas não vamos falar sobre isso pois o mundo inteiro sabe disso. Vamos comentar sobre os (raros) casos das conquistas muito comemoradas pelos europeus, vamos nos basear desde 2002 para cá, certo?

Em 2002 o Real Madrid foi campeão da Copa Intercontinental em cima do Olimpia (era pra ser o São Caetano haha). Nesse vídeo, no fim do jogo, dá pra ver que os merengues não comemoraram com o "espírito" de campeões mundiais:

Isso foi um exemplo de conquistas relevadas pelos europeus, mas ao analisar todo o período de 2002-2017, tivemos conquistas de europeus em 2004 com o Porto, 2007 com o Milan, 2008 com Manchester United, 2009 com Barcelona, 2010 com a Internazionale, 2011 com o Barcelona, 2013 com o Bayern, 2014 com o Real, 2015 com o Barcelona, 2016 e 2017 com Real Madrid, se consolidando como o maior vencedor mundial com 6 títulos.

Em 2004 tivemos a última edição da Copa Intercontinental, disputada entre Porto, e a surpresa sul-americana: Once Caldas. A partida foi dominada pela equipe portuguesa, que contava com Luís Fabiano, Diego, McCarthy, Vitor Baía e Quaresma. A equipe colombiana só se defendia e contava com a sorte (melhor, a bola) batendo na trave.

A partida foi para os pênaltis, e o Porto sagrou-se bi campeão mundial. E pelo vídeo, os portugueses comemoraram bastante e de verdade a conquista intercontinental, que contou com uma provocação e expulsão de Diego em cima do goleiro Henao na hora dos pênaltis:

Em 2009, tivemos, para muitos, o melhor time da história do Barcelona, que conquistou 6 títulos nesse ano. A equipe, sob comando de Pep Guardiola, conquistou tudo que disputou, Lionel Messi venceu o prêmio de melhor jogador do mundo pela primeira vez. No Mundial (já organizado pela FIFA), os catalães venceram o jogo, após Pedro empatar a partida no tempo normal no final do 2º tempo, e na prorrogação Messi fazendo o gol do título. É bom destacar que os comandados de Guardiola e ele próprio comemoraram bastante o título em questão, mas acho que mais pela circunstância da partida e da temporada, do que pelo campeonato em si. A equipe só conseguiu vencer o jogo depois do tempo normal, e foi a última disputa jogada em 2009, que culminou com o sexto título catalão no ano. Veja a comemoração após a partida da equipe espanhola:
 Desde 2002, apenas Barcelona e Porto fizeram questão de comemorar o título, mas o Porto foi o que comemorou por estar ganhando o mundo realmente, e não o Barcelona, que comemorou mais pela temporada do que pelo título em si.

Nós sul-americanos deveríamos dar atenção ao Mundial que nem os europeus, apenas como mais um torneio. A Libertadores é muito mais difícil de ganhar.

Gostaram do post? Deixem seus comentários abaixo. 

Twitter Brasileirados

Fiquem com Deus, abraços Nino!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios